Ajuda / Relatórios / Entregas

Como sei se meu email marketing funcionou?

Após enviar seu email marketing, confira sempre a seção de Relatórios da plataforma, assim você pode checar os números e as pessoas que visualizaram e clicaram em sua mensagem, além de ver outras informações que serão úteis para planejar as próximas ações.

Além disso, quando você insere as informações sobre a campanha na plataforma, você pode marcar a opção “integrar a campanha com o Google Analytics” e, no painel do Google Analytics (depois da campanha enviada), observar os acessos que chegaram ao seu site a partir deste email marketing.

Isso é especialmente útil para quem envia email marketing com objetivo de venda (e-commerce), pois é possível configurar metas no Google Analytics – a conclusão de uma compra, por exemplo – e analisar quantas metas foram concluídas que vieram do email marketing.

Outra forma de mensurar o sucesso de uma campanha, quando aplicável, é inserir um número de telefone na mensagem pedindo que as pessoas liguem para completar o objetivo da ação. Supondo que o objetivo do seu email marketing seja convidar seus contatos para um evento e as inscrições só possam ser feitas por telefone, a quantidade de ligações recebidas será o termômetro que indicará o desempenho do email marketing.

Uma análise similar pode ser feita no email marketing que pedir a resposta por email dos contatos, a interação em determinadas redes sociais, a indicação de amigos etc. O email marketing só terá resultados “analisáveis” se havia um objetivo claro a ser cumprido: o clique em um link, o preenchimento de um formulário, a inscrição em um evento etc.