Mensagens exibidas em branco no Windows Mail e Windows Live Mail
Algumas mensagens de email marketing podem ser exibidas vazias – com a janela de mensagem completamente em branco – no Windows Mail e no Windows Live Mail. Isso acontece devido a um problema de incompatibilidade de fontes em versões mais antigas do Windows (as que suportam e/ou já trazem instalados esses programas).
Ao desenvolver o HTML de um email marketing que tenha os textos escritos no corpo da mensagem (e não embutido em uma imagem), geralmente escreve-se o código do trecho de texto dessa maneira:
<td align="left" valign="middle" style="font-family: Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 13px; color: #000000;">BananaNanica</td>
Esse trecho de código fará com que o texto “Banana Nanica” seja exibido nos programas de email dos destinatários em fonte tamanho 13px, na cor preta e, primariamente, na fonte Helvetica.
Porém, para que o texto seja exibido na fonte Helvetica, é preciso que ela esteja instalada nos dispositivos onde os destinatários visualizarão o email: celular, tablet, computador, TV etc. É por isso que, no código, não existe apenas a fonte Helvetica indicada, mas uma lista de fontes que será obedecida em ordem de prioridade.
No exemplo acima, a fonte principal em que o texto deve ser formatado é a Helvetica, mas se ela não for encontrada no aparelho do destinatário, pode-se usar a Arial (segunda fonte da lista de instruções desse trecho em HTML).
Se nem a fonte Arial for encontrada no dispositivo do destinatário, então deve ser usada a fonte sem serifa que estiver configurada como padrão do sistema operacional do aparelho que o destinatário estiver usando.
É por isso que não ajuda muito formatarmos um texto no email marketing indicando, por exemplo, “Lato” ou “Futura” na lista de fontes a ser utilizada. Essas fontes não vêm instaladas por padrão nos sistemas operacionais mais utilizados, portanto, o destinatário não poderá ver os textos formatados com essas fontes, a não ser que ele as instale manualmente em seus dispositivos.
Nesse processo de instalar fontes no computador – porque nos sistemas operacionais mobile isso não é um processo tão comum -, algumas pessoas podem ter fontes Adobe Type1 ou Postscript, que são um tipo de arquivo de fonte, assim como TrueType, Open Type e outros. Existem várias fontes disponíveis nesses formatos de arquivo, entre elas, a conhecida (e muito utilizada) Helvetica.
Supondo que um email marketing contenha instruções em seu HTML para que certos textos sejam formatados em Helvetica, algumas pessoas que receberem esse email – as que usam Windows 8 ou anterior e que só tenham a versão Type1 ou Postscript da Helvetica instalada em seus computadores – terão problemas para visualizar o email.
Isso acontece particularmente com o Windows Mail e o Windows Live Mail, que são os programas de email que fazem parte de algumas versões do Windows, mas o problema também pode aparecer em outros software quando o usuário precisar visualizar um texto formatado com fontes Type1 ou Postscript.
Algumas pessoas reportaram a correção ao atualizar seus sistemas operacionais, então se você estiver com esse problema na visualização de emails ou outros documentos, considere atualizar a versão de seu Windows ou desinstalar as fontes Type1 e Postscript de seu computador, substituindo-as por outros formatos de arquivo de fonte, como Open Type ou True Type.