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Por que as imagens de meu email marketing não aparecem no Outlook?

As versões desktop do Outlook podem bloquear a exibição das imagens de emails em HTML para segurança de seus usuários, mas isso pode acontecer por diferentes motivos:

Remetente desconhecido e/ou não confiável

Geralmente, as imagens bloqueadas são de mensagens cujo endereço remetente é desconhecido para o Outlook, ou seja, o endereço de e-mail do remetente não está cadastrado no catálogo de contatos do programa de email ou a mensagem foi classificada com spam.

Nesses casos, o Outlook mostrará uma mensagem no topo do email dizendo que as imagens foram bloqueadas e que o usuário precisa clicar nessa mensagem para autorizar a exibição de todas as imagens. Dependendo da versão do Outlook utilizada, esse aviso de bloqueio aparece só no topo da mensagem de email ou repete-se em todos os locais onde existem imagens na mensagem.

Para evitar que o Outlook bloqueie a exibição das imagens de seu email marketing, recomendamos:

  • A configuração dos métodos de autenticação de remetente (SPF, DKIM, Return-path) em sua conta no Zenmail, para que o Outlook receba suas mensagens com mais confiança e reduza as chances dela ser entregue como spam e com as imagens bloqueadas.
  • Que incentive seus destinatários a adicionarem o seu endereço de email remetente ao catálogo de contatos nos programas de email que eles utilizam. Muitas mensagens de email marketing trazem em seu topo ou rodapé um texto como “Para receber nossos emails em sua caixa de entrada, adicione nosso email email@dominio.com aos seus contatos”. Essa mensagem que incentiva os destinatários a “guardarem” o endereço de email do remetente nos contatos do programa de email chama-se “aviso de whitelist”, e essa recomendação serve tanto para que a mensagem passe a chegar na caixa de entrada do destinatário quanto já ser aberta com as imagens habilitadas, sem sofrer o bloqueio.

Imagens estão em CMYK

O padrão de cores para imagens na web é RGB (cor luz), enquanto que CMYK (cor pigmento) é o padrão de cores para a mídia impressa.

Ao salvar uma imagem em CMYK e inseri-la num documento HTML para ser enviado como email marketing, os Outlooks 2000 a 2003 não conseguirão exibi-la. Quem diz isso é a própria Microsoft.

Se você estiver usando imagens em GIF no email marketing, não precisa se preocupar em checar o padrão de cor. O formato GIF usa uma paleta restrita de 256 cores (ou menos, dependendo da configuração que você escolher ao salvar a imagem), que você pode conferir no seu software gráfico como “Indexed Color”.

Falta a declaração do atributo de largura na tag de imagem no HTML

Mesmo que o template seja responsivo, o Outlook precisa muito que o atributo width esteja presente na tag de imagem, com a largura em pixels declarada dentro das aspas. Nos Outlooks antigos (de 2000 a 2003), a falta da largura faz com que seja exibido apenas um pontinho de imagem, algo em torno de 2 x 2 pixels. Esse pontinho de imagem fica mais perceptível quando a imagem também não tem o atributo border=“0” e ela está inserida dentro de um link. Nesse caso, a borda azul do link ao redor da imagem deixa mais clara a redução extrema que ela sofreu.

Restrição interna da rede

Imagens enviadas no email marketing em URL do tipo HTTPS (conteúdo criptografado) podem não ser exibidas em redes que restringem o download de conteúdos criptografados.

Há um local na área de administração de rede do Windows com uma opção “Do not save encrypted pages to disk” (não salvar páginas criptografadas no disco). Dependendo da versão do Windows, o caminho para chegar até essa opção no Microsoft Management Console (MMC) é algo como:

User Configuration\Policies\Administrative Templates\Windows Components\ Internet Explorer\Internet Control Panel\Security Pages\Advanced Page\Do not save encrypted pages to disk.

Se essa opção estiver habilitada, este é o motivo pelo qual as imagens em HTTPS não são exibidas no Outlook. Consulte o administrador de sua rede para saber se é possível permitir que todos os computadores conectados a ela exibam esse tipo de conteúdo do email marketing para todas as pessoas da rede.

Se você não tiver um profissional responsável pela administração de sua rede, pode verificar se essa opção está habilitada em seu próprio navegador Internet Explorer. Dependendo da versão do IE que você tenha instalada em sua máquina, pode acessar este navegador e ir em Tools > Internet Options > Advanced Tab ou em Configurações > Avançado > Segurança.

Ao desabilitar essa opção em seu navegador, a alteração se dará apenas em seu computador, o que significa que outras pessoas que tenham essa opção habilitada em seus navegadores ainda sofrerão o problema do bloqueio das imagens.

Porém, é possível que, mesmo desabilitando a opção “Do not save encrypted pages to disk”, as imagens do email ainda não sejam exibidas. Isso, porque o Windows pode estar configurado para confiar apenas em determinados certificados, e como imagens com URL do tipo HTTPS são criptografadas por um certificado, é possível que o certificado usado para criptografar essas imagens não esteja na lista de certificados confiáveis configurados pelo administrador de rede.