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Como funcionam os testes antispam dos servidores de email?

Quando um email é enviado, ele passa por um servidor de emails antes de ser entregue no programa de email do destinatário. Este servidor analisa a mensagem e verifica se ela é legítima, spam ou tentativa de fraude. Para verificar isso, o servidor checa algumas características da mensagem e a pontua conforme certas regras que ela infringir.

O servidor de email sabe, por exemplo, que uma mensagem que fala de Viagra é, muito provavelmente, um spam. Então, se ele identifica a palavra Viagra em um email, especialmente quando camuflada com caracteres especiais (V1@g4@), ele atribui à mensagem, digamos, 3 pontos de spam. Outras características também são avaliadas e, quanto mais suspeita de spam for a mensagem, mais pontos ela recebe.

Atingindo determinada pontuação total (cada servidor pode definir seus próprios limites de pontos), o servidor classifica a mensagem como spam ou nem a entrega ao destinatário, por isso a mensagem pode tanto cair na caixa de spam como nem chegar ao programa de email.

Os testes antispam já foram mais relevantes no passado, mas atualmente e cada vez mais, o que é mais importante para definir a entrega da mensagem na caixa de spamou na caixa de entrada é a reputação do remetente, ou seja, seu histórico de comportamento enviando emails.