Ajuda / Conceitos Básicos / Antes de começar

Posso enviar email marketing mesmo sem ter um website?

Pode.

Para ser remetente de email marketing, você precisa ter um domínio próprio – não pode enviar email marketing com email remetente de provedor gratuito, tipo @gmail.com ou @yahoo.com – mas isso não significa que, neste domínio, você precisa ter um site publicado.

Há muitos exemplos de newsletters cujo conteúdo estão disponíveis apenas por email, como se fosse um “clube de leitura” do qual participam apenas as pessoas cadastradas no mailing, e mais ninguém lê os conteúdos porque eles não ficam abertos em um site, apenas são entregues, na íntegra, por email.

Existem também as newsletters que agregam conteúdos de outros sites, quer sejam artigos para leitura ou produtos à venda, e o email marketing faz o papel de um grande resumão de conteúdos que estão espalhados por diferentes sites, sem ser aquele do domínio remetente.

Se o conteúdo que você pretende entregar no email marketing é apenas para leitura ou se ele pede que o destinatário tome ações que não sejam o clique – por exemplo, ligar para um número específico, responder o email ou imprimir a mensagem para apresentá-la em algum lugar – você não precisa ter um site.