Ajuda / Conceitos Básicos / Antes de começar

Como sei se o email marketing será bom para minha empresa?

Os resultados de suas ações de email marketing dependem de muitos fatores, como:

  • objetivo que a campanha pretende atingir
  • conteúdo do email marketing – que precisa ser relevante e ter um design apropriado para ter a atenção das pessoas.
  • o tamanho do mailing
  • a idade do mailing – não é recomendado enviar emails para endereços coletados há mais de um ano e que não receberam nenhuma mensagem sua nesse período.
  • a procedência do mailing – não é recomendado enviar emails para contatos que não conhecem sua empresa e/ou não autorizaram o recebimento de seu email marketing, como listas compras ou cedidas por terceiros.
  • o dia e horário do envio da campanha – que precisam ser relevantes para o público que a receberá.
  • sua reputação como remetente – que, se não for boa, terá muitas entregas de emails na caixa de spam dos destinatários e sua campanha será perdida para essas pessoas.

Portanto, não é possível ter certeza do sucesso do seu email marketing sem avaliar todas essas variáveis, que podem ter respostas diferentes para cada empresa.

Se você tem uma empresa, certamente o email marketing pode ser útil para algum aspecto: endomarketing, branding, venda, relacionamento, pesquisa, desburocratização de processos e outros, mas é preciso planejá-lo tendo aqueles quesitos em mente.